Será que o individualismo está engolindo o dom de muita gente dentro da igreja?

Às vezes eu me pergunto pra onde toda essa coisa de louvor e adoração tá indo… E o que eu quero dizer com isso?

Bom, se você, como eu, cresceu na igreja, a gente cresceu vendo uma realidade bem diferente. Eu cresci vendo muitas apresentações de coral, muitas cantatas em festividades, muitos musicais…

Eu me lembro de um musical do qual participei quando criança. É até engraçado pensar… Foi realizado no Natal, representando todas as nações. Eu nunca vou esquecer! Eu vestida de esquimó, com uma roupinha azul, representando os países árticos. Eu e muitas outras crianças fazendo aquele musical maravilhoso, junto com um coral enorme! Isso era comum naquela época! Não vou dizer que hoje em dia não tenham mais apresentações assim, mas acho que cantatas, corais e musicais estão ficando cada vez mais raros.

Outra coisa que me preocupa é que também percebi que ao longos dos anos foram surgindo muitas comunidades, vocês lembram? Eram bandas com muitos instrumentistas, muitos vocais e algumas gravações tinha um coral por trás. Mas hoje em dia vemos a coisa caminhando cada vez mais para banda, para solo…

Eu espero que vocês compreendam com amor o que eu quero dizer! Não estou dizendo que é errado, até porque hoje em dia, por questões práticas, é muito mais fácil ter uma banda. Eu mesma tenho um ministério itinerante! Nas viagens é muito mais fácil levar só o instrumental, às vezes o vocal viaja com a gente e às vezes nem viaja, e colocamos o vocal nos arquivos live, através de ferramentas como a Multitracks. Enfim, não é errado!

Mas o que me preocupa é que a cada mais a sociedade trabalha da seguinte maneira: do corporativo em direção a um INDIVIDUALISMO muito grande! Então a minha preocupação é que isso atinja a igreja!

Não é errado ter banda, não é errado viajar com um ministério itinerante… mas é errado perder os valores!

Então, eu quero falar com você que faz parte de um ministério que não viaja, você que está na sua igreja com suas equipes: Por que você não pode montar uma cantata com o pessoal? Junta com o pessoal, ensaia um musical! Fale com as pessoas que gostam de artes cênicas!

Você que está lendo esse texto e já participou sabe do que estou falando! Como as pessoas se envolvem, não é verdade?! Tem gente que começa a ensaiar em março, se preparando para a cantata de Natal! O pessoal fica envolvido pra caramba! Eu mesma tenho memórias maravilhosas nesse sentido! Não espere alguém tomar a iniciativa se você mesmo pode fazer isso!

Porém, eu percebo que tem muita gente que tem medo de montar um coral ou uma cantata porque pensa: “Mas se eu montar uma apresentação de coral, vai sempre ter que ter… vai ter que montar uma agenda de ministrações…”

Meu conselho é: Não crie uma estrutura que te prenda! Não precisa levantar um novo ministério! Por que não chamar as pessoas que cantam, que tocam e montar um projeto para uma vez só? Se Deus permitir que isso vire de fato uma equipe, ótimo!

Mas a questão principal que quero deixar hoje é: Não deixe que o individualismo que nós vemos hoje entrar na sua igreja e abafar o dom das pessoas!

Tem pessoas que nunca irão lá na frente fazer um solo! Mas vão estar cumprindo o chamado de Deus na vida delas lá no coral, na encenação, no figurino, na logística!

Então faça! Vamos resgatar as artes! Elas podem ser um instrumento maravilhoso para levar o Evangelho até fora das quatro paredes! (Tem horas que acho que a gente toca muito dentro das quatro paredes… mas isso é um assunto para um outro momento!)

Faça e me escreva contando se você fez algo em sua igreja baseado nesse incentivo! E se você tem uma memória bem legal de cantatas e musicais, como eu tenho vestida de esquimó, quando criança, me conte nos comentários! Vou ficar muito feliz em ler!

No amor de Cristo,

assinaturapreto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s